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Estudo da nucleação de trinca por fadiga em ligas de alumínio dissimilares soldadas por fricção-mistura (FSW) submetidas a ambientes corrosivos

Processo: 14/18766-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Cassius Olivio Figueiredo Terra Ruchert
Beneficiário:José Eduardo Passarin
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Inovações tecnológicas   Fadiga dos materiais   Ligas de alumínio   Desgaste corrosivo   Fricção   Otimização estrutural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fadiga-corrosão | Ligas de alumínio | Solda fricção em materiais dissimilares | Fadiga e Fratura dos Materiais

Resumo

A indústria aeronáutica tem buscado melhorias no conceito de integridade estrutural para garantir aeronaves mais seguras e com menores custos de fabricação, manutenção e operação. A pesquisa por novos materiais e processos que possam garantir aeronaves mais leves com consequência direta no menor consumo de combustível e, portanto, operacionalmente mais viáveis, têm-se dado praticamente em todos os componentes de uma aeronave. Nestes quesitos, materiais/processos, destacam-se as ligas de alumínio (2xxx e 7xxx) e a solda por fricção mistura (FSW) por sua relação custo/benefício. Este estudo tem por objetivo principal avaliar as propriedades de fadiga e fadiga-corrosão em ligas dissimilares de Al (2024 e 7475) de alta resistência soldadas por fricção (FSW). Uma gama de ensaios será realizada com o intuito de se caracterizar, de forma minuciosa e detalhada, a região termo-mecânicamente afetada (nugget) e as regiões termicamente afetadas de ambos os materiais. Dentre os ensaios destacam-se os de fadiga (S-N) que serão executados no meio ar e em névoa salina a 3,5%. Onde serão analisados nas direções perpendicular e paralela à linha de solda. Estes dados permitirão a otimização estrutural, além de uma avaliação confiável sobre a viabilidade de uso dessa tecnologia, e também predizer o comportamento de uma junta desse tipo durante a operação de uma aeronave. Além disso, tal projeto possui o desafio de fornecer as informações que compõem a base da pirâmide no conceito de desenvolvimento tecnológico por 'building block'.

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