Busca avançada
Ano de início
Entree

Tendências e perspectivas para a formação de professores em periódicos acadêmicos brasileiros

Processo: 14/17915-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Sérgio Fabiano Annibal
Beneficiário:Patrícia Dalla Torre
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Periódicos científicos   Pesquisa bibliográfica   Mapeamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:campo educacional | formação de professores | Periódicos acadêmicos | Formação de Professores

Resumo

A proposta desta pesquisa de Iniciação Científica (IC) consiste no mapeamento de periódicos científicos da área de educação para melhor compreensão das tendências, discussões e fundamentação teórica sobre o tema formação de professores, que, por sua vez, integra a pesquisa docente intitulada "A escola e sua cultura nas relações didáticas: sentidos e mediações". Esta investigação será realizada nos seguintes periódicos: Pró-posições, ensaio: alaviação e Políticas Públicas em Educação e Educação e Sociedade: Revista de Ciência da Educação. Outros projetos de IC sobre a formação de professores a partir de 2010 em periódicos acadêmicos diversos e também em banco de dados, como o da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), por exemplo, vem sendo empreendidos. Sendo assim, o objetivo geral desta iniciativa é compreender o que vem sendo debatido nas produções acadêmicas sobre Formação de Professores; os específicos consistem em realizar levantamento sobre artigos publicados em revistas qualificadas (Qualis A1), levantar os principais temas e realidades abordadas pelos artigos sobre formação de professores, relacionar as principais fontes utilizadas pelos autores dos artigos sobre formação de professores e assinalar o que o campo educacional vem discutindo de mais inovador nesta temática. Como justificativa, verifica-se a possibilidade de ter acesso a um conjunto de estudos. Acredita-se, portanto, compreender mais quais são as movimentações e as tendências do campo educacional brasileiro nos últimos anos. Como resultado, busca-se contribuir para situar as discussões sobre o tema em questão e fomentar a pesquisa na graduação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)