Busca avançada
Ano de início
Entree

Empreendimentos sociais/negócios culturais: uma análise etnográfica da feira preta na Cidade de São Paulo

Processo: 14/23036-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia das Populações Afro-brasileiras
Pesquisador responsável:Laura Moutinho da Silva
Beneficiário:Gleicy Mailly da Silva
Supervisor: Emmanuelle Lallement
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França  
Vinculado à bolsa:12/21321-7 - Empreendimentos sociais/negócios culturais: uma análise etnográfica da Feira Preta na cidade de São Paulo, BP.DR
Assunto(s):Consumo   Relações raciais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consumo | cultura | Empreendedorismo Étnico | Feira Preta | Relações raciais | Marcadores Sociais da Diferença

Resumo

O presente projeto tem como foco a análise das interações sociais que se estabelecem em torno do evento Feira Preta, que ocorre uma vez ao ano na cidade de São Paulo. A feira tem como objetivo promover atividades de cultura e comércio entendidos como específicos da comunidade negra. Mais especificamente, há alguns traços distintivos que nos interessa focar: sua associação a um conjunto de institutos culturais; parcerias com a iniciativa privada; sua influência junto a políticas públicas de ação afirmativa, que têm sido ampliadas principalmente na última década; a construção de um contexto não apenas de fomento a projetos ligados a certa perspectiva dos conceitos de "cultura" e "identidade", mas também, e fundamentalmente, de manutenção de circuitos econômicos de geração de renda e emprego, orientados pela retórica identitária e, em particular, pelo recorte étnico-racial e de gênero. Para tanto, pretende-se levar em conta as conexões e as formas de sociabilidade que se estabelecem entre os organizadores, os parceiros e os participantes da feira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)