Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos subletais do carvacrol no desempenho reprodutivo e morfologia dos ovócitos de fêmeas ingurgitadas de carrapatos Rhipicephalus (Boophilus) microplus (CANESTRINI, 1887) (Acari: Ixodidae)

Processo: 14/18453-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 26 de abril de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Izabel Souza Camargo
Beneficiário:Rafael Neodini Remedio
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Morfologia animal   Reprodução animal   Acarologia   Carrapatos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carrapato-do-boi | Carvacrol | Controle | Morfologia | Reprodução | Acarologia

Resumo

Os carrapatos Rhipicephalus (Boophilus) microplus, conhecidos como carrapatos-do-boi, são responsáveis por enormes perdas econômicas anualmente, em virtude de seus hábitos alimentares que debilitam a saúde e transmitem doenças aos seus hospedeiros preferenciais, os bovinos. Por este motivo, inúmeras estratégias de controle têm sido incentivadas, sendo a aplicação de acaricidas sintéticos a mais utilizada atualmente. No entanto, o desenvolvimento de linhagens de carrapatos resistentes a estes compostos, bem como seus efeitos tóxicos nos hospedeiros e no meio ambiente, têm levado a comunidade científica a procurar por métodos alternativos de controle, como o uso de extratos de plantas e de seus princípios ativos. Neste contexto, o uso do monoterpeno carvacrol tem sido reconhecido como uma alternativa promissora, já que apresenta efeitos acaricidas e repelentes, além de ser considerado um método potencialmente seguro. Com base nestas informações, esta proposta tem como objetivo avaliar o potencial acaricida do carvacrol e sua eficiência no controle reprodutivo de fêmeas ingurgitadas do carrapato-do-boi. A susceptibilidade de R. microplus ao carvacrol, diluído em solução hidroetanólica, será avaliada por meio da determinação da concentração letal para 50 e 99% dos carrapatos. A partir dos valores obtidos, serão analisados os efeitos de concentrações subletais deste composto sobre o desempenho reprodutivo destes artrópodes, associando as informações obtidas às características morfológicas de seu sistema reprodutor. Para tanto, serão realizadas técnicas em imunohistoquímica, fluorescência e ultraestrutura. Os resultados ultraestruturais serão avaliados a partir de um protocolo padronizado de análise semiquantitativa, proposto neste estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)