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Quantificação e qualificação do desgaste quase zero por técnicas de interferometria ótica suportada por softwares de reconhecimento de imagem

Processo: 14/22341-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Tiago Cousseau
Beneficiário:Lucas Carvalho Daher
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tribologia   Softwares   Reconhecimento de imagem   Quantificação   Topografia   Interferometria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anel - Cilindro | Desgaste quase zero | Interferometria ótica | Reconhecimento de imagens | Tribologia

Resumo

Este texto apresenta proposta de bolsa de Iniciação Científica para o aluno Lucas Daher. O principal objetivo deste projeto é contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia para quantificar e qualificar o desgaste quase zero de cilindros de motor, possibilitando assim correlacionar a variação topográfica das superfícies como desempenho do motor no âmbito do consórcio "Desafios Tribológicos em Motores Flex-Fuel" financiado pela FAPESP através do projeto refª 2009/54891-8, junto ao Laboratório de Fenômenos de Superfície da Escola Politécnica da USP (LFS-EPUSP). A caracterização topográfica das superfícies de cilindros de motor antes e depois do uso será realizada por interferômetria ótica (CCI - Coherence Correlation Interferometry), suportada por algoritmos de reconhecimento de imagem a serem desenvolvidos pelo candidato à bolsa. Destas medições, objetiva-se determinar os parâmetros topográficos de maior relevância para análise do desgaste quase zero segundo a ISO 25178-2, e propor novos parâmetros não normalizados se necessário. Em paralelo, quantificar-se-á a área real de contato através da comparação entre a topografia superficial pré e pós uso. Uma vez estabelecida a metodologia de análise de desgaste quase zero, a mesma será aplicada visando o melhor entendimento da resposta tribológica do sistema Anel - Lubrificante - Cilindro (ALC) em termos de atrito e desgaste, e portanto, permitirá definir características topográficas que proporcionam alto rendimento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
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