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Responder por exclusão em crianças com atraso de linguagem

Processo: 14/21770-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Andréia Schmidt
Beneficiário:Julia Fonseca
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicobiologia   Crianças   Transtornos do desenvolvimento da linguagem   Análise do comportamento   Comportamento verbal   Vocabulário
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Comportamento | aquisição de vocabulário | atraso de linguagem | comportamento verbal | responder por exclusão | Psicobiologia

Resumo

Durante as últimas três décadas, pesquisadores têm se dedicado ao estudo do fenômeno conhecido responder por exclusão, geralmente descrito como uma tendência do indivíduo a relacionar estímulos indefinidos (como imagens ou objetos) a referentes também indefinidos (por exemplo, uma palavra), sem a necessidade de ensino prévio. Um importante segmento destas pesquisas, tanto nas disciplinas da análise do comportamento quanto da Psicolinguística, tem investigado a relação deste fenômeno com a aquisição de repertório verbal, sobretudo com populações que apresentem desenvolvimento atípico, como maneira de investigar variáveis que interfiram durante o processo de aprendizagem. Uma destas populações de interesse é a de crianças com atraso de linguagem, que são identificadas a partir dos dois anos de idade, com vocabulário pequeno, mas sem nenhuma patologia subjacente. Esse projeto tem como objetivos gerais: a) investigar a ocorrência de responder por exclusão em relações nome objeto em crianças com indícios de atraso de linguagem, em comparação com crianças de desenvolvimento típico, e b) verificar a interferência de dicas contextuais no responder por exclusão destas crianças, empregando estímulos com topografia de substantivos e verbos. Serão realizados dois estudos: o primeiro testará o responder por exclusão destas crianças, em tarefas de matchingtosample para ensino de discriminações condicionais auditivovisuais com nomes e objetos. O segundo também utilizará tarefas de matchingtosample e avaliará o responder por exclusão em sondas com estímulos auditivos com topografia de substantivos e verbos no gerúndio, utilizando como estímulos comparação vídeos com ações e imagens com objetos estáticos. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FONSECA, Julia. Responder por exclusão em crianças com atraso de linguagem. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.