Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de catálogos interconectados de CMEs para os instrumentos STEREO/COR2

Processo: 14/23716-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astronomia do Sistema Solar
Pesquisador responsável:Alisson Dal Lago
Beneficiário:Laura Antonia Balmaceda
Supervisor no Exterior: Angelos Vourlidas
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Johns Hopkins University (JHU), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/03085-7 - Origens na superfície solar das tempestades geomagnéticas do ciclo solar 24, BP.PD
Assunto(s):Processamento de imagens   Astrofísica solar

Resumo

A necessidade de uma base de dados ou catalogo de ejeções coronais de massa usando as observações simultâneas dos coronógrafos em luz branca a bordo de STEREO é de extrema importância no contexto da previsão de clima espacial. Nós propomos criar duas bases de dados de CMEs e as suas propriedades observadas com os instrumentos STEREO/COR2 desde 2006 até o presente. As duas bases de dados serão independentes mas estarão interconectadas entre elas. Para criar o catalogo, nós usaremos uma técnica supervisada de segmentação de imagens para solucionar os problemas que apresentam as metodologias totalmente automatizadas ou as metodologias totalmente manuais, especialmente aqueles relacionados às diferentes intensidades, morfologias e textura embebidos num fundo que muda permanentemente que apresentam as imagens. Em particular, a detecção e o seguimento de CMEs será realizado com a técnica de segmentação baseada em analise de textura desenvolvida por Goussies et al. (2010). A determinação das propriedades das CMEs será feita com as melhoras introduzidas por Braga et al. (2013). Nesse projeto, nós iremos aprimorar a técnica usando a conjunto de eventos selecionados, observados pelos dois instrumentos COR2 para melhorar a eficácia. Como passo final, nós aplicaremos a técnica à toda base de dados de STEREO/COR2 com o objetivo de construir uma lista completa das propriedades morfológicas, cinemáticas e dinâmicas das CMEs. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALMACEDA, LAURA A.; VOURLIDAS, ANGELOS; STENBORG, GUILLERMO; DAL LAGO, ALISSON. How Reliable Are the Properties of Coronal Mass Ejections Measured from a Single Viewpoint?. ASTROPHYSICAL JOURNAL, v. 863, n. 1 AUG 10 2018. Citações Web of Science: 1.
VOURLIDAS, ANGELOS; BALMACEDA, LAURA A.; STENBORG, GUILLERMO; DAL LAGO, ALISSON. Multi-viewpoint Coronal Mass Ejection Catalog Based on STEREO COR2 Observations. ASTROPHYSICAL JOURNAL, v. 838, n. 2 APR 1 2017. Citações Web of Science: 23.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.