Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenho e percepção: um estudo sobre a disciplina de desenho na formação de arquitetos em dois cursos de graduação (CAU.IAU.USP-Brasil / MIARQ.FAUP-Portugal)

Processo: 14/22642-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Paulo César Castral
Beneficiário:Beatriz Ribeiro
Instituição Sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Didática   Ensino superior   Desenho arquitetônico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:didática | ensino | percepção | desenho de arquitetura

Resumo

O projeto visa trabalhar as questões associadas aos processos de percepção mobilizados na disciplina de Desenho em cursos de Arquitetura e Urbanismo. O estudo se voltará para uma análise comparativa do ensino de desenho no primeiro ano de graduação nas seguintes instituições: Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU.USP) e Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). Pretende-se discutir o desenho como instrumento na educação do olhar, revelando a maneira com que o riscar participa da construção perceptiva do local observado, caracterizando modos desse olhar e consequentemente modos de intervenções no meio urbano a serem realizadas pelo futuro profissional. A presente proposta será composta das atividades do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.Elac), tendo assim as discussões desenvolvidas nesse grupo a base para o aprofundamento das questões que aqui serão abordadas. A experiência e o material produzido na realização da disciplina de Desenho na FAUP, pela proponente, possibilitados por meio de intercâmbio nessa universidade, também contribuirá para a discussão e comparação da didática da disciplina nas duas instituições de ensino em questão, dentro do contexto atual decorrente das mudanças conceituais advindas do campo da arte e da tecnologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)