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O pensamento filogenético no ensino de Biologia

Processo: 14/22947-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:André Victor Lucci Freitas
Beneficiário:Marcela Dambrosio
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de biologia   Biociências   Filogenia   Estudantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Biologia | Pensamento Filogenético | Progresso Evolutivo | Sistemática filogenética | Ensino de Biologia

Resumo

A sistemática filogenética é a área da biologia que estuda as relações de parentesco entre os organismos, sendo a árvore filogenética a representação visual mais direta da evolução. Nos dias de hoje, esta área tem posição central nos estudos evolutivos. No entanto, a compreensão deste assunto tanto pelo público leigo quanto pelos cientistas ainda é muito limitada. Essa limitação não apenas está relacionada com sua interpretação, mas também com seu significado. Dentre os equívocos mais detectados, a ideia de progresso certamente é a mais contrária às ideias modernas do processo evolutivo. Este projeto tem por objetivo diagnosticar a presença da ideia de progresso evolutivo, dentre outros deslizes comuns, em estudantes ingressantes em cursos de graduação de Ciências Biológicas de diferentes IES. Adicionalmente, pretende-se verificar a possibilidade de usar o ensino de Sistemática Filogenética como opção pedagógica para contradizer e desmitificar a ideia de progresso evolutivo.

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