Busca avançada
Ano de início
Entree

Pulsos não difrativos aplicados a comunicações ópticas no espaço livre

Processo: 14/23854-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Michel Zamboni Rached
Beneficiário:Roger Leonardo Garay Avendaño
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Óptica   Comunicação óptica   Feixes ópticos   Propagação das ondas

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo principal realizar diversas pesquisas dentro da área de Ondas Não Difrativas, principalmente a análise teórica e a possibilidade prática do uso de pulsos ópticos não difrativos nas comunicações ópticas sem fibra (free space optics-FSO). Nesse contexto serão desenvolvidos os seguintes tópicos: 1. Estudo dos efeitos do truncamento espacial efetuados nos pulsos ópticos não difrativos ideais, obtidos através de distintas técnicas de modulação de sinais (OOK, transmissão de multisímbolos por bit, entre outras), visando verificar a possibilidade da geração e uso de pulsos ópticos não difrativos em sistemas de FSO. 2. Estudo dos impactos da atenuação atmosférica sobre links de FSO feitos com pulsos não difrativos e a possibilidade do uso de pulsos resistentes à difração e atenuação. 3. Geração experimental de feixes e pulsos não difrativos. Como base metodológica para essas pesquisas, serão usados trabalhos desenvolvidos pelo orientador e seu grupo, além da literatura existente. Os tópicos abordados no projeto enquadram-se nas áreas de telecomunicações e os resultados futuros podem abrir novas e interessantes possibilidades na crescente área das comunicações ópticas do espaço livre. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARAY-AVENDANO, ROGER L.; ZAMBONI-RACHED, MICHEL. Superluminal, luminal, and subluminal nondiffracting pulses applied to free-space optical systems: theoretical description. APPLIED OPTICS, v. 55, n. 7, p. 1786-1794, MAR 1 2016. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AVENDAÑO, Roger Leonardo Garay. Pulsos não difrativos aplicados às comunicações ópticas no espaço livre. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.