Busca avançada
Ano de início
Entree

Processos extrativos em sistemas de análises químicas em fluxo com pressurização e/ou aquecimento

Processo: 14/25198-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Elias Ayres Guidetti Zagatto
Beneficiário:Tuanne dos Reis Dias
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Automação   Análise em fluxo

Resumo

Extrações líquido-líquido (LLE) ou em fase sólida (SPE) em linha tem sido bastante exploradas, o que se reflete no número crescente de propostas de estratégias cada vez mais eficientes para separação e/ou concentração de analitos em matrizes distintas. Essas estratégias podem ser influenciadas por variações de temperatura e pressão, porém a influência desses parâmetros nos processos extrativos em sistemas de análises em fluxo tem sido pouco investigada. Dessa forma, serão realizados estudos acerca da influência da pressão hidrodinâmica e da temperatura no desempenho de sistemas de análises em fluxo envolvendo LLE e SPE. As determinações espectrofotométricas de carbaril em águas naturais e de cobre em materiais vegetais envolvendo LLE e SPE em resina C18 e explorando a formação do azul de indofenol ou do complexo Cu-neocuproina, respectivamente, foram selecionadas como modelos para esta investigação. Outros parâmetros, tais como vazões, concentrações de reagentes, geometria do módulo de análises, tipo de fluxo (constante ou pulsado) serão também dimensionados visando melhoria das figuras de mérito analítico. A proposta se afigura como original, e se constituirá em fator positivo para o desenvolvimento e aplicação dos sistemas de análises em fluxo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, TUANNE R.; MELCHERT, WANESSA R.; KAMOGAWA, MARCOS Y.; ROCHA, FABIO R. P.; ZAGATTO, ELIAS A. G. Fluidized particles in flow analysis: potentialities, limitations and applications. Talanta, v. 184, p. 325-331, JUL 1 2018. Citações Web of Science: 3.
DIAS, TUANNE R.; SASAKI, MILTON K.; ZAGATTO, ELIAS A. G. Dual thermostating in flow analysis. Talanta, v. 168, p. 303-306, JUN 1 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.