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A busca pelo direito à educação de qualidade no Brasil: investigação de critérios e elementos para a construção da qualidade e sua distribuição no país

Processo: 14/20498-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2015
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Sandra Maria Zakia Lian Sousa
Beneficiário:Ariane Faria dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/04119-0 - Análise da distribuição de opportunity to learn para a educação brasileira, BE.EP.MS
Assunto(s):Políticas públicas   Qualidade da educação   Ensino fundamental   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direito à educação de qualidade | Eficácia escolar | Politicas Públicas | Políticas Públicas

Resumo

O direito a educação de qualidade para todos vem sendo conquistado ao longo do tempo no Brasil, deixando de ser compreendido apenas como sinônimo de acesso ao sistema educacional, mas abarcando também a ideia de direito ao aprendizado. Nesse sentido, estudos têm sido desenvolvidos com o propósito de compreender quais fatores/elementos/ações podem propiciar situações de aprendizagem que ajudem a melhorar a qualidade da educação. Dentre pesquisas dessa natureza, destacam-se no Brasil as investigações sobre a busca de fatores associados à qualidade na educação e, em âmbito internacional, as análises em torno dos conceitos de equality of educational opportunity ou, simplesmente, Opportunity to Learn (OTL). Assim, a partir das discussões sobre eficácia escolar esta pesquisa buscará compreender quais elementos podem contribuir para a construção de critérios de qualidade para a educação brasileira e como esses elementos estão distribuídos nos estados e nos grupos socioeconômicos e culturais do Brasil. Para isto serão utilizados como indicadores destes elementos os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) para o ensino fundamental, referente ao ano de 2011, especificamente os questionários socioeconômicos respondidos pelos participantes da avaliação. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Ariane Faria dos. Análise da distribuição de Opportunity to Learn em matemática na educação brasileira. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.