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Surdos na França e no Brasil: instituições, anormalidade e línguas de sinais

Processo: 15/01546-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 13 de abril de 2015
Data de Término da vigência: 12 de junho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:José Guilherme Cantor Magnani
Beneficiário:Cibele Barbalho Assensio
Supervisor: Andrea Benvenuto
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França  
Vinculado à bolsa:13/16426-7 - Discursando sobre língua e cultura: uma análise da FENEIS e de suas lideranças surdas, BP.MS
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abnormality | deafness | Disability | Institutions | sign language | Estudos Surdos e da Deficiência

Resumo

Essa proposta de pesquisa visa desenvolver um diálogo com pesquisadores vinculados ao Programe Handcaps et Societés da École des Hautes Études em Sciences Sociales durante estágio de mestrado, com duração de dois meses. O objetivo de tal pesquisa é aprofundar estudos relativos à surdez - e à deficiência em geral - para melhor entender a constituição dos Surdos como membros de comunidades linguísticas. As investigações empreendidas por Andrea Benvenuto, (minha pretendida supervisora do estágio), tem se apresentado como bibliografia chave para tal problemática. Outras referências da École, sobre a produção da deficiência e sobre a surdez na esfera dos direitos, também são fundamentais para meu trabalho. Ademais, pretendo não só realizar uma pesquisa bibliográfica, mas também participar de grupos de estudos sobre deficiência, ampliando a rede de contatos minha e do Grupo de Estudos Surdos e da Deficiência (GESD/NAU/USP), do qual faço parte. Durante o estágio de pesquisa do mestrado, serão realizadas ainda visitas ao Instituto Nacional de Jovens Surdos de Paris: a primeira instituição educacional relativa à surdez, que se constituiu modelo para outras instituições, inclusive do Brasil. (AU)

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