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Espaço urbano, magazines e creditização do consumo em Londrina (PR) e Presidente Prudente (SP)

Processo: 14/26129-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2015
Data de Término da vigência: 03 de setembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maria Encarnação Beltrão Sposito
Beneficiário:Flaviane Ramos dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/20155-3 - Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):16/14174-9 - Estudo da rede de lojas de departamentos 'El Corte Inglés' em Barcelona, Espanha, BE.EP.MS
Assunto(s):Geografia urbana   Comércio   Crédito   Consumo   Cidades médias   Londrina (PR)   Presidente Prudente (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidades Médias | Consumo | Creditização | Londrina | Presidente Prudente | produção do espaço urbano | Geografia Urbana

Resumo

A recente expansão do consumo no período contemporâneo, que abrange cada vez mais a população de menor poder aquisitivo, tem desencadeado uma reconfiguração das relações entre os circuitos econômicos urbanos, visto que os agentes do circuito inferior devem adaptar-se à presença de um circuito superior que lhes impõe uma série de normatizações, além de uma concorrência fortemente desigual, ao passo que o pequeno e médio comerciante não tem condições de oferecer um financiamento tão interessante, tampouco programas de fidelidade para os consumidores, tal como as grandes redes e lojas fazem. Deste modo, o alargamento do consumo encontra-se diretamente relacionado ao avanço da creditização da sociedade, ou seja, ao acesso aos cartões de crédito, débito e de lojas que se encontra em franco crescimento. Levando em consideração estas premissas, a presente pesquisa tomará como recorte territorial as cidades de Presidente Prudente (SP) e Londrina (PR), onde buscará identificar os meios que vêm sendo oferecidos à consecução do consumo nos magazines localizadas nessas cidades, de modo a avaliar as estratégias adotadas por estas empresas comerciais em suas escolhas locacionais e as ações para fidelização dos seus consumidores e ampliação do uso do crédito como forma de pagamento. (AU)

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