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Percepções e práticas de professores sobre atitudes leitoras de crianças da Educação Infantil

Processo: 14/26780-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Elieuza Aparecida de Lima
Beneficiário:Ariadni da Silva de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Ensino e aprendizagem   Práticas pedagógicas   Formação de leitores   Pesquisa bibliográfica   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Educação Infantil | Ensino-aprendizagem | Leitura e contação de histórias | Percepções e práticas de Professores | Formação de leitores

Resumo

Esta proposta de pesquisa surge a partir da participação em projetos de pesquisa e de extensão com foco na leitura e contação de histórias da literatura infantil. Tais atividades tinham como defesa que esses momentos podem influenciar potencialmente o desenvolvimento cultural da inteligência e da personalidade de crianças pequenas. O objetivo principal deste projeto ora apresentado é identificar e analisar percepções e aspectos das práticas de professores da Educação Infantil sobre as atitudes leitoras de crianças de 4 e 5 anos. Os objetivos específicos são: identificar atitudes de professores nos momentos de motivação da leitura realizada pelas crianças; e, verificar em quais espaços e quais materiais são utilizados nas práticas de leitura no cotidiano escolar e como tais espaços e materiais são explorados pelas crianças e pelos professores. Trata-se de pesquisa cujos percursos envolverão levantamento bibliográfico para buscar aspectos sobre atitudes leitoras de crianças de 4 e 5 anos, para, então, identificá-los nas percepções e práticas de professores dessa faixa etária. Tal trabalho de identificação será realizado mediante entrevistas semiestruturadas com professores da faixa etária de crianças em questão, ou seja, dos dois últimos anos da Educação Infantil. Além da entrevista com roteiro semiestruturado, haverá também observações das práticas pedagógicas dos professores, sujeitos da pesquisa, dando ênfase aos momentos de leitura, numa Escola Municipal de Educação Infantil de uma cidade do interior paulista. Essas escolhas metodológicas se fizeram para responder ao seguinte problema: quais são as percepções e práticas de professores de turmas dos dois últimos da Educação Infantil que os levam a considerar as crianças leitoras de livros de literatura infantil?

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