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Um estudo sobre a analiticidade na filosofia de Quine: posições tardias

Processo: 15/05395-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 10 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 09 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Pesquisador responsável:Marco Antonio Caron Ruffino
Beneficiário:Leonardo Gomes de Soutello Videira
Supervisor: Gary Neville Kemp
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Glasgow, Escócia  
Vinculado à bolsa:14/06919-9 - Um estudo sobre a analiticidade na filosofia de Quine, BP.MS
Assunto(s):Filosofia da linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analiticidade | holismo | Quine | Filosofia da Linguagem

Resumo

Esta pesquisa faz parte de uma investigação maior sobre as diferentes posições desenvolvidas por Quine acerca da claridade e da utilidade da noção de analiticidade em uma teoria do conhecimento. Primeiramente, ele dispensa a noção tachando-a de "um artigo metafísico de fé", afirmando que ela era ininteligível e, portanto, deveria ser abandonada. Este foi um passo muito importante para o desenvolvimento de sua teoria holista. além disso, anos depois, em seu Word and Object (1960), ele desenvolveu uma teoria bem mais completa acerca da significação e da tradução, livrando-se noções básicas para a compreensão da analiticidade, a saber, significado e sinonímia. Contudo, ele admite que exista uma característica na linguagem, que é muito próxima da analiticidade que poderia atuar em seu lugar em alguns aspectos, ele a chamou de stimulus analiticity (analiticidade por estímulo). Em seus trabalhos tardios, Roots of Reference (1973) e Pursuit of Truth (1992), Quine muda de ideia novamente e aceita abertamente a noção de sinonímia, permitindo-nos explicar então a noção de analiticidade. Meu objetivo nesta pesquisa é encontrar as razões que levaram ele a aceitar as duas noções e entender as consequências disso para sua teoria do conhecimento, mais precisamente para o seu holismo. (AU)

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