Busca avançada
Ano de início
Entree

Níveis de inibidor de urease na volatilização de amônia em cana-de-açúcar colhida sem queima

Processo: 15/04188-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Rafael Otto
Beneficiário:Acácio Bezerra de Mira
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ureia   Nitrogênio   Volatilização   Amônia   Cana-de-açúcar

Resumo

As perdas de nitrogênio (N) na forma de amônia (NH3) são um grande problema associado ao uso de ureia aplicada superficialmente. O tratamento da ureia com NBPT, principal inibidor de urease utilizado no mundo, diminui a atividade dessa enzima e as perdas por volatilização em muitos cultivos. Entretanto, para o cultivo de cana-de-açúcar colhida sem queima, as concentrações de NBPT disponíveis no mercado (530 ppm) não têm apresentado resultados satisfatórios, visto a elevada atividade da urease na palhada que promove a rápida degradação do inibidor diminuindo sua eficiência. Assim, objetiva-se com esse trabalho avaliar em condições de campo, as perdas de NH3 de ureia tratada com doses de NBPT, aplicada sobre a palha em soqueira da cana-de-açúcar colhida sem queima. Seis experimentos de campo serão realizados no estado de São Paulo entre maio e novembro, período de colheita de cana-de-açúcar na região Centro-Sul. Será utilizado delineamento aleatorizado em blocos com quatro repetições para testar as doses de 0, 530, 850, 1500 e 2000 mg NBPT/kg de ureia, além de um tratamento com nitrato de amônio e outro sem aplicação de nitrogênio (controle). A volatilização do NH3 será avaliada pelo método do coletor semiaberto estático contendo dois discos de espuma de polietileno, embebidas com solução de ácido fosfórico e glicerol. As espumas serão coletadas e substituídas nos dias 2, 4, 6, 8, 10, 12, 16, 20, 25 e 30 após a aplicação dos tratamentos. A amônia retida nas espumas será extraída utilizando água deionizada e a concentração de N será determinada por Análise por Injeção em Fluxo (FIA). Os dados serão submetidos à análise de variância e, se necessário, aplicado o teste de Tukey (Pd0,1) ou análise de regressão (Pd0,1). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIRA, A. B.; CANTARELLA, H.; SOUZA-NETTO, G. J. M.; MOREIRA, L. A.; KAMOGAWA, M. Y.; OTTO, R. Optimizing urease inhibitor usage to reduce ammonia emission following urea application over crop residues. AGRICULTURE ECOSYSTEMS & ENVIRONMENT, v. 248, p. 105-112, OCT 1 2017. Citações Web of Science: 12.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIRA, Acácio Bezerra de. Aumentando a concentração de NBPT para reduzir as perdas de amônia por volatilização de ureia aplicada sobre palhada de cana-de-açúcar. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.