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Antropologia e história das religiões no século XX: a contribuição da escola histórico-religiosa italiana

Processo: 15/07718-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 15 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 14 de maio de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Teoria Antropológica
Pesquisador responsável:Maria Cristina Pompa
Beneficiário:Maria Cristina Pompa
Pesquisador Anfitrião: Nicola Angelo Maria Gasbarro
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Università degli Studi di Udine, Itália  
Assunto(s):Antropologia da religião   Ciência da religião   Itália
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escola Italiana de História das Religiões | História das Religiões | teoria antropológica | Anthropologia da religião

Resumo

No pano de fundo do percurso intelectual de construção dos campos da antropologia e da história das religiões enquanto ciências autônomas na Europa do século XX, a pesquisa enfocará a contribuição da chamada "Escola Histórico-Religiosa Italiana", ativa desde a década de 1920. Quase desconhecida no Brasil, esta corrente de pensamento foi extremamente inovadora e pode constituir uma interlocução relevante para o campo de estudos da religião nas ciências sociais no país, justamente pela abordagem antropológica e histórica não apenas aos fatos religiosos, mas sobretudos às próprias categorias identificadoras desses "fatos". Tendo como base teórico- metodológica uma antropologia histórica entendida como esforço de historicização tanto de seu objeto quanto de suas categorias de análise, serão analisadas as interrelações entre os campos disciplinares da antropologia e da história das religiões, em relação a seus objetos e a seus pressupostos epistemológicos. Num período de permanência de 11 meses (um ano letivo italiano: setembro 2015-julho 2016), o trabalho consistirá, em primeiro lugar, no levantamento e na análise das obras dos autores mais relevantes desta Escola e, em segundo lugar, em entrevistas com estudiosos, historiadores das religiões e antropólogos herdeiros desta tradição, visando reconstituir o contexto social e político no qual a Escola se desenvolveu, seus campos empíricos, seus interlocutores intelectuais. Particular atenção será dada às polêmicas e aos diálogos travado com outras linhas de pensamento: a Escola histórico-cultural de Viena, a Fenomenologia religiosa e a Antropologia estrutural. (AU)

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