Busca avançada
Ano de início
Entree

Crenças de autoeficácia e campo de trabalho de profissionais do fitness

Processo: 15/03371-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Roberto Tadeu Iaochite
Beneficiário:Keila Michelly Canhina Sachimbombo
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Autoeficácia   Educação física
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoeficácia | educação física | Fitness | Formação profissional | Formação profissional

Resumo

O campo de atuação ligado ao mercado de trabalho de academias, clubes, estabelecimentos para a prática de atividade física (Fitness) tem se destacado como um dos principais meios de inserção profissional para egressos dos cursos de bacharelado em Educação Física. Entretanto, poucas investigações acerca da formação, intervenção e motivação profissional neste campo têm sido realizadas. Assumindo o consolidado referencial da teoria social cognitiva, mais especificamente do constructo da autoeficácia como uma lente teórica para construirmos uma investigação que compreenda como se configura o ensino da atividade física orientada em grupo, as competências e habilidades inerentes a esta ação e o papel das crenças de eficácia pessoal sobre a prática profissional, este estudo de natureza qualitativa tem por objetivo identificar, descrever e analisar as competências, habilidades, conhecimentos e crenças de autoeficácia relacionadas à atuação de profissionais no campo do ensino de atividade física orientada. Utilizaremos como fonte de dados documentos oficiais sobre formação e intervenção profissional (nacionais e internacionais), além de contarmos com a participação de profissionais formadores e práticos que atuam neste contexto. Por meio da entrevista semiestruturada, estes profissionais poderão fornecer informações importantes que serão agregadas ao levantamento documental. Dessa forma, esperamos encontrar subsídios que permitam uma aproximação entre o campo do ensino de atividade física orientada no contexto do fitness, as crenças de autoeficácia e a formação profissional nesse campo de atuação na Educação Física. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SACHIMBOMBO, Keila Michelly Canhina. Crenças de autoeficácia e de atuação profissional no segmento fitness. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.