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Desenvolvimento de um framework para análise interpretativa, movimento e comunicação sonora

Processo: 15/11544-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 08 de outubro de 2015
Data de Término da vigência: 07 de outubro de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Jônatas Manzolli
Beneficiário:Vânia Eger Pontes
Supervisor: Marcelo Mortensen Wanderley
Instituição Sede: Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: McGill University, Montreal, Canadá  
Vinculado à bolsa:13/04140-1 - A Little Suite For Christmas, A.D.1979 para piano solo de George Crumb: construção da execução instrumental com base no Sistema Laban., BP.DR
Assunto(s):Piano   Consciência corporal   Interpretação   Processo criativo   Performance (arte)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Captura de Movimento | Consciência Corporal | Interfaces Gestuais | interpretação | piano | processo criativo | Criação e análise de performance mediada por processos tecnológicos

Resumo

Neste projeto apresenta-se uma proposta de pesquisa a ser realizada no Input Devices and Music Interaction Laboratory (IDMIL) - Centre for Interdisciplinary Research in Music Media and Technology - dirigido pelo Prof. Dr. Marcelo Wanderley na McGill University - Canadá. O plano de trabalho para esse estágio visa utilizar aspectos, processos e resultados da produção artística de dois recitais realizados na UNICAMP configurados como Estudos de Caso envolvendo ação corporal, prática pianística e suporte computacional. O objetivo é utilizar a tecnologia de captura de movimento do IDMIL para gerar dados relacionados aos dois estudos de caso anteriores e, então, analisar as implicações entre os pontos vista interpretativos, a sonoridade resultante e matrizes de movimento. Espera-se que essa análise proveja relações entre intenções expressivas sonoras e a qualidade do movimento do intérprete. Estes dados acrescentarão informações relevantes na comparação entre as opções interpretativas das situações de performance. As análises serão fundamentadas em dois tipos de movimento: a) o intérprete realiza técnicas estendidas de execução pianística e b) o intérprete realiza performance gestual utilizando apenas captura de movimento, sem o piano. Num intuito de explorar os fatos como manifestação artística, as matrizes de movimento derivadas dos estudos de caso serão utilizadas em um processo criativo autoral que envolverá a utilização das soluções tecnológicas do IDMIL e consonância com pontos de vista relacionados aos referenciais teóricos sobre técnicas corporais já estudados durante a pesquisa. (AU)

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