Busca avançada
Ano de início
Entree

A filosofia educacional de John Dewey e Jean-Jacques Rousseau: um estudo comparativo por meio da análise retórica

Processo: 15/07644-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marcus Vinicius da Cunha
Beneficiário:Roberta Aline Sbrana
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da educação   Retórica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise retórica | Jean-Jacques Rousseau | John Dewey | Filosofia da Educação

Resumo

O presente projeto tem por objetivo investigar as concepções educacionais elaboradas por John Dewey e Jean-Jacques Rousseau por intermédio da análise retórica, abordagem teórica e metodológica adotada pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia (USP/CNPq). Para isso, serão examinadas obras de ambos os filósofos, em busca de identificar as estratégias argumentativas contidas em seus respectivos discursos, considerando a possibilidade de identificar possíveis convergências, sem desprezar eventuais divergências entre eles. A linha de trabalho em que se integra esta proposta de pesquisa tem o intuito de situar as formulações pedagógicas de John Dewey, bem como de outros pensadores a ele relacionados, no âmbito do "universo retórico", conceito oriundo de Nathan Crick relativo a uma das tendências da filosofia contemporânea. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SBRANA, Roberta Aline. A filosofia educacional de John Dewey e Jean-Jacques Rousseau: um estudo comparativo por meio da Análise Retórica. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.