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A filosofia educacional de John Dewey e Jean-Jacques Rousseau: um estudo comparativo por meio da Análise Retórica

Texto completo
Autor(es):
Roberta Aline Sbrana
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Araraquara. 2018-10-04.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara
Data de defesa:
Orientador: Marcus Vinicius da Cunha
Resumo

Este trabalho compara o discurso filosófico e educacional de Jean-Jacques Rousseau com o de John Dewey com o objetivo de identificar aproximações entre eles, sem desprezar eventuais diferenças, focalizando os temas sociedade, educação e homem. A comparação é feita por meio da análise retórica, metodologia fundamentada na Retórica de Aristóteles e na nova retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca. A intenção é verificar se Rousseau, assim como Dewey, pode ser qualificado como partidário da tradição discursiva retórica e se a sua proposta educacional expressa os princípios da pedagogia retórica. A introdução discute os significados atribuídos à retórica no decorrer da história, destacando a sua relevância em pesquisas que examinam discursos pedagógicos. Os três primeiros capítulos são dedicados à análise dos três temas nos discursos de Rousseau e de Dewey, apresentando suas estratégias argumentativas e marcos discursivos. Devido à identificação de traços típicos da retórica sofista no discurso de ambos, o quarto capítulo defende a inserção de Rousseau na tradição retórica, como se faz com Dewey, e considera que as suas concepções educacionais têm familiaridade com a pedagogia retórica, tal qual a filosofia educacional deweyana. Nas considerações finais são apresentadas possíveis contribuições desta análise para a educação na atualidade. (AU)

Processo FAPESP: 15/07644-6 - A filosofia educacional de John Dewey e Jean-Jacques Rousseau: um estudo comparativo por meio da análise retórica
Beneficiário:Roberta Aline Sbrana
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado