Busca avançada
Ano de início
Entree

Governo local em uma capitania sem governador (São Paulo, 1748-1765)

Processo: 14/23905-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de março de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Denise Aparecida Soares de Moura
Beneficiário:William de Andrade Funchal
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):São Paulo (SP)   Período Colonial (1500-1822)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:administração colonial | Câmara Municipal | São Paulo | História do Brasil colônia

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar o funcionamento da câmara municipal de São Paulo nos anos de 1748 a 1765, período esse em que a ex-capitania vicentina não teve governador. Nesse intervalo de tempo, São Paulo ficou politicamente subordinada ao governador do Rio de Janeiro e ao governador militar da praça da vila do porto de Santos. A supressão do governador e manutenção da câmara em um contexto de reformulação administrativa no centro-sul, quando foram criadas as capitanias de Goiás e Mato Grosso a partir do desmembramento territorial da capitania de São Paulo, evidencia a força política dessa instituição no âmbito das reformas imperiais. Este projeto quer entender a natureza dessa força e como a câmara funcionou e interagiu a esse processo de longa fase de falta de autonomia da capitania. Para o desenvolvimento desta pesquisa será utilizada documentação administrativa diversa, tanto camarária quanto dos governadores e vice-reis. As referências teórico-metodológicas desse estudo estão apoiadas na abordagem político-social da formação do Brasil que reconhece o caráter pluricontinental do Império Português em nível de equidade relativa entre as instituições políticas situadas no Reino e nos domínios, sendo a câmara, pelo seu grau de enraizamento e permanência, lócus privilegiado de observação dessa dinâmica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FUNCHAL, William de Andrade. Governo local em uma capitania sem governador (São Paulo, 1748-1765). 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Franca Franca.