Busca avançada
Ano de início
Entree

Tempo e mudança do uso do solo em um agroecossistemas: existem consequências para a diversidade funcional de peixes de riachos tropicais em uma década?

Processo: 15/04366-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Lilian Casatti
Beneficiário:Jaquelini de Oliveira Zeni
Supervisor no Exterior: David Joseph Hoeinghaus
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of North Texas, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/20280-5 - Mudanças da paisagem em médio prazo: reflexos para a composição, estrutura trófica e diversidade funcional da ictiofauna em riachos tropicais, BP.DR

Resumo

As sucessivas alterações no tipo de cobertura do solo ao longo dos anos apresentam potencial para influenciar os organismos aquáticos e o funcionamento das comunidades. Assim, o objetivo do presente projeto é avaliar se, e como, a mudança no uso do solo - pastagem para cana-de açúcar - e o tempo (uma década) podem afetar a diversidade funcional dos peixes de riachos tropicais. Para isso, 43 riachos do Noroeste do estado de São Paulo amostrados em 2003 foram reamostrados em 2013, seguindo a mesma metodologia: duas passagens de pesca elétrica com gerador de corrente alternada (220 V, 50-60 Hz, 3.4-4.1 A, 1000 W) em trechos de 75 m. Em 14 riachos o uso do solo dominante mudou de pastagem para cana-de-açúcar e em 29 riachos o uso do solo permaneceu inalterado. As amostras de 2003 serão comparadas as de 2013 quanto à: (i) diversidade funcional (dendrogramas de similaridade, MPD "mean pairwise distance" e MNTD "mean nearest taxon distance") e (ii) diversidade beta funcional, ambos baseados em traços tróficos e ecomorfológicos. Para avaliar o efeito da mudança do solo e do tempo sobre a diversidade e estrutura funcional das comunidades será empregada uma RDA parcial no programa estatístico R. Os resultados obtidos serão úteis para propor medidas de conservação, manejo e restauração dos ecossistemas de rios e riachos, especialmente em áreas altamente alteradas pela agricultura.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZENI, JAQUELINI O.; HOEINGHAUS, DAVID J.; CASATTI, LILIAN. Effects of pasture conversion to sugarcane for biofuel production on stream fish assemblages in tropical agroecosystems. Freshwater Biology, v. 62, n. 12, p. 2026-2038, DEC 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.