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Habilidades sociais de adolescentes com e sem problemas de comportamento

Processo: 15/10852-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Guilherme Salioni Posso
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento humano   Distúrbios do comportamento   Habilidades sociais   Adolescentes   Coleta de dados   Autoavaliação   Ensaio clínico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | habilidades sociais | Problemas de comportamento | Psicologia

Resumo

A literatura é vasta quando se trata de investigar os problemas de comportamento e as habilidades sociais na população infantil. No entanto, poucos são os estudos que focalizam as habilidades sociais e problemas comportamentais na população adolescente e que caracterizem e comparem as habilidades sociais de diferentes tipos de problemas de comportamento em adolescentes: internalizante, externalizante e misto na comparação com grupo de adolescentes sem problemas de comportamento. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa será caracterizar e comparar as habilidades sociais de adolescentes com problemas de comportamento internalizante, externalizante, misto e sem problemas de comportamento. Participarão da pesquisa, 20 adolescentes com problemas de comportamento internalizantes, 20 com problemas de comportamentos externalizantes, 20 com problemas mistos, 20 sem problemas de comportamento, de idades de 14 a 16 anos. Os participantes com e sem problemas de comportamento serão selecionados pelo Inventário de Autoavaliação do Adolescente-YSR (Achenbach & Rescorla, 2001). As habilidades sociais serão avaliadas pelo IHSA-Del Prette. A coleta de dados ocorrerá em escolas públicas e a aplicação dos instrumentos será de forma coletiva. Os dados serão analisados pelo software estatístico SPSS versão 22 e os resultados serão organizados em tabelas. Compreende-se que os dados desta pesquisa possam auxiliar a ampliar o conhecimento científico ao mapear o repertório social de adolescentes com e sem problemas de comportamento.

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