Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos culturais das Ciências e da Escola: uma perspectiva de estudo das aulas de ciências com foco na alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação

Processo: 15/07787-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Lúcia Helena Sasseron Roberto
Beneficiário:Lúcia Helena Sasseron Roberto
Pesquisador Anfitrião: Gregory John Kelly
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Pennsylvania State University, Estados Unidos  
Assunto(s):Ensino de ciências   Literacia científica   Argumentação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alfabetização científica | argumentação | ensino de ciencias | Ensino por Investigação | Ensino de Ciências

Resumo

Este projeto esboça ideias que devem ser colocadas em ação a partir das atividades associadas a um estágio de pós doutoramento. Entre os objetivos deste estágio estão a parceria a se firmar entre os grupos brasileiro e americano e o desenvolvimento de pesquisa associada ao ensino de ciências por investigação em sala de aula para a promoção da Alfabetização Científica e de processos argumentativos. De modo mais específico, pretendemos analisar as relações entre aspectos culturais construídos no âmbito da sala de aula e aspectos culturais das disciplinas abordadas em sala de aula, sendo, portanto, importante avaliar as evidências destes aspectos, bem como os processos que os desencadeiam. Nossa expectativa é oferecer uma contribuição mútua, para a pesquisa em ensino de ciências e para o próprio ensino de ciências, por meio de referentes que nos permitam propor instrumentos e categorias para análise de situações interativas discursivas em aulas investigativas, considerando os processos em que práticas culturais das ciências e da escola se hibridizam em sala de aula, apontando delineamentos para a concretização de ações didático-pedagógicas em aulas de ciências.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)