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William Kentridge: o espaço como a materialização do tempo

Processo: 15/08628-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:José Marcos Romão da Silva
Beneficiário:Amanda Cristina Marcolino
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Artes visuais   Animação   Crítica de arte   Espaço-tempo   Análise de conteúdo   Século XX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:animação | Espaço-tempo | flipbook | Instalação | Kentridge | Artes Visuais

Resumo

O artista sul africano William Kentridge vem ganhando cada vez mais notoriedade por suas obras, que vão desde gravuras e animações até esculturas e instalações. Sua obra é normalmente referenciada por abordar temas sócio-políticos de seu país, porém, após uma breve análise, é possível afirmar que há um grande interesse do artista no desenvolvimento do tema tempo, justificando sua materialização no espaço da obra. Tal afirmação é justificável se analisada pela ótica dos conceitos de espaço-tempo já introduzidos na arte pelos cubistas no início do século XX. A presente pesquisa tem como objetivo geral a realização de uma análise da obra de William Kentridge no que se refere à produção das animações e instalações, assim como a análise específica de três obras escolhidas dentre as técnicas citadas, enfatizando os conceitos de espaço-tempo com a finalidade de um maior entendimento do papel do tema tempo dentro da obra do artista. A pesquisa propiciará ao bolsista o estudo aprofundado sobre os conceitos de espaço-tempo na crítica de arte, assim como sobre a história e a evolução das técnicas de animação e instalação, a fim de capacitá-lo para a análise de obras, juntamente à orientação do professor responsável.

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