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Implicações da abordagem corpórea no ensino de filosofia e um projeto de webdocumentário participativo

Processo: 15/10483-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 20 de janeiro de 2016
Data de Término da vigência: 19 de julho de 2016
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Fernanda Carlos Borges
Beneficiário:Fernanda Carlos Borges
Pesquisador Anfitrião: Jose Maria Goncalves da Silva Ribeiro
Instituição Sede: Campus Santo Amaro. Centro Universitário Senac. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo (SENAC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade Aberta (UAb), Portugal  
Assunto(s):Ciências humanas   Narrativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acaso e complexidade na colaboração criativa transmídiatica | As disposicões corporais na filosofia corpórea | Disposições corporais no ambiente colaborativo digital | Doc colaborativo | Ensino de filosofia e humanidades por meio de Web | Implicações da abordagem corpórea no ensino de filosofia | Narrativa | O processo de abstração na criação colaborativa em meio digital | Ciências Humanas

Resumo

A inserção da disciplina de filosofia no currículo do ensino médio trouxe à tona o problema sobre "o que ensinar", envolvido nas dificuldades de articulação entre a história da filosofia e um filosofar situado. Um problema que envolve os cursos de graduação, já que há uma "sensação mais ou menos viva de desconforto experimentada por quem cuida de filosofia no Brasil, um certo sentimento íntimo de andar meio à deriva, justamente à procura de assunto" (Arantes. 1995, pg.27), que atinge, portanto, tanto o estudante de licenciatura quanto o de bacharelado em filosofia. Considera-se que a história da filosofia não consegue, sozinha, responder quanto ao assunto necessário, que deveria estar, também, associado a um filosofar situado. A Filosofia do Ensino de Filosofia nasceu para favorecer a crítica sobre filosofia, filosofar e sua história no ensino. Esta pesquisa verifica as implicações teóricas da abordagem corpórea (embodied) na Filosofia do Ensino de Filosofia levando em consideração, especialmente, os estados disposicionais do corpo nas relações complexas, especialmente no que pode favorecer a compreensão da emergência de um assunto situado e suscetível à reflexão filosófica. Propõe, a partir da fundamentação teórica, uma investigação experimental na realização de um webdocumentário colaborativo, cujo pretexto é resolver um mistério do romance-histórico Torres em Transe (2011), com os alunos da escola pública da cidade na qual se passa a história. Verifica o quanto o processo colaborativo e criativo transmídia pode favorecer a emergência do assunto favorável ao ensino situado de filosofia.

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