Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência de alcoolismo e fatores associados: uma análise de gênero

Processo: 15/09137-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Florence Kerr Correa
Beneficiário:Ícaro Caresia Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde pública   Prevalência   Transtornos relacionados ao uso de álcool   Álcool   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:álcool | Brasil | Gênero | Prevalência | Saúde Coletiva

Resumo

O uso problemático de álcool constitui importante quantia das doenças crônicas não transmissíveis que mais matam no Brasil. Os problemas relacionados ao álcool, não se restringem exclusivamente aos pacientes dependentes, estando também associados a padrões de uso considerados "de risco". Objetivo geral: Estimar as prevalências de quantidade e frequência do uso excessivo de álcool, incluindo embriaguez, separados por gênero. Objetivos específicos: 1-Avaliar os padrões de uso de bebidas alcoólicas entre homens e mulheres nos diferentes contextos sociais onde ocorrem. 2-Analisar as diferenças de gênero em relação ao uso pesado de bebidas alcoólicas e 3-Avaliar como diferentes fatores socioculturais predizem o uso de álcool para homens e mulheres e problemas associados. Método: Estudo transversal do tipo inquérito epidemiológico em amostra estratificada e representativa na região metropolitana de São Paulo, cuja amostra será composta por cerca de 1.250 pessoas com idade igual ou superior a 18 anos e igual ou inferior a 60 anos de idade. A coleta de dados será feita através da aplicação do Questionário "Genacis Danos aos Outros" em entrevistas nos domicílios sorteados dos quais analisaremos uma parte. Os resultados serão comparados pelos testes usuais de proporções, através da distribuição binomial ou de aproximação normal. Em todas as análises será fixado como probabilidade de ocorrência do erro de primeira espécie o valor alfa de 5%. Resultado: As informações específicas sobre as prevalências do consumo de álcool por homens mulheres e fatores associados poderão contribuir para o desenvolvimento de respostas e políticas eficazes na prevenção ou tratamento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Ícaro Caresia. Prevalência e circunstâncias do padrão de uso de álcool sob uma perspectiva de gênero. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina. Botucatu Botucatu.