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O uso de metodologias ativas e de experiências interativas de aprendizagem na formação de professores para educação em cidadania

Processo: 15/16488-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ulisses Ferreira de Araújo
Beneficiário:Ulisses Ferreira de Araújo
Pesquisador Anfitrião: William Damon
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Stanford University, Estados Unidos  
Assunto(s):Educação para cidadania
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação e psicologia moral | Educação para Cidadania | Metodologias Ativas De Aprendizagem | Educação e psicologia moral

Resumo

Visando implantar novos modelos pedagógicos a partir de espaços e tecnologias colaborativas na formação de professores, tendo temáticas de cidadania como referência em processos de aprendizagem interativa experienciais, o objetivo principal deste projeto de pesquisa é avaliar como o uso de metodologias ativas de aprendizagem, como a Aprendizagem em Problemas e por Projetos (ABPP) e o Design Thinking (DT), aliado ao uso de ferramentas e metodologias como o Fishbowl, podem ter na aprendizagem e no engajamento de professores e estudantes na resolução de problemas em temáticas de cidadania da escola e da comunidade.Página 1 de 3üüüO campo para a coleta de dados são os estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências e Matemática da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Vamos trabalhar com 15 grupos de 6 alunos (90 estudantes), escolhidos aleatoriamente dentre os 350 grupos existentes, buscando conciliar variações geográficas de localização dos grupos em cidades diferentes e em contextos sócio-econômicos diferentes. De forma geral, a proposta metodológica é de acompanhar todo o processo de desenvolvimento dos projetos de pesquisa de cada um desses grupos durante 4 meses, desde a aula inicial do semestre até a conclusão do mesmo, quando devem apresentar de forma oral e por escrito um relatório científico com a descrição e análise do trabalho desenvolvido e dos protótipos criados para a resolução e o enfrentamento do problema estudado pelo grupo.

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