Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da guia de desoclusão no desempenho e habilidade mastigatória de usuários de próteses totais

Processo: 15/09873-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2015
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Ana Carolina Pero
Beneficiário:Priscila Mattos Scavassin
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese total   Oclusão dentária balanceada   Mastigação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Mastigação | Oclusão Dentária Balanceada | Prótese Total | Prótese Total

Resumo

O tratamento reabilitador com próteses totais convencionais tem como objetivos restabelecer a mastigação, a fonética e a deglutição, assim como proporcionar estética e conforto. O sucesso desse tratamento deve combinar a satisfação do paciente com etapas clínicas e laboratoriais criteriosas e bem executadas, principalmente as que envolvem os procedimentos de moldagem, registro das relações intermaxilares e escolha do esquema oclusal. Atualmente, o esquema oclusal mais difundido em prótese total é a oclusão balanceada bilateral (OBB), no entanto, a literatura aponta que a desoclusão pelos caninos (DC) é uma alternativa viável na confecção de próteses totais convencionais. Estudos randomizados controlados para verificar o efeito da guia de desoclusão nas variáveis relacionadas à mastigação ainda são necessários. Objetivo: O objetivo deste estudo cross-over será analisar a influência da guia de desoclusão no desempenho e habilidade mastigatória de usuários de próteses totais convencionais. Metodologia: Serão convidados a participar do estudo indivíduos desdentados totais que receberam tratamento com próteses totais convencionais, de acordo com os princípios clínicos e laboratoriais preconizados pela Disciplina de Prótese Total da Faculdade de Odontologia de Araraquara (UNESP) (n=40). Após o período de adaptação com as novas próteses (fase pré-teste), os participantes serão divididos em duas sequências de estudo onde, em períodos alternados e sequenciais de 30 dias cada, serão designados aos dois tipos de protocolos propostos: Sequência 1: oclusão balanceada bilateral - OBB, seguida por desoclusão pelos caninos - DC; Sequência 2: desoclusão pelos caninos - DC, seguida de oclusão balanceada bilateral - OBB. As avaliações de desempenho e habilidade mastigatória serão realizadas através do método dos tamises e da aplicação de questionário específico baseado em uma escala visual analógica (EVA), os quais serão feitos em momentos distintos: 30 dias após a fase pré-teste (Leitura 1), e 60 dias após a fase pré-teste (Leitura 2). Para a análise do desempenho mastigatório (DM), amêndoas serão utilizadas como alimento teste e submetidas à tamisação, sendo DM expresso em porcentagem. As respostas ao questionário de habilidade mastigatória serão mensuradas a partir das EVA obtidas, e uma média será calculada para cada grupo, sendo expressas em milímetros. Os dados obtidos serão tabulados e submetidos a testes estatísticos adequados de acordo com aderência à normalidade. A análise estatística será realizada por meio do programa SPSS for Windows (versão 19.0; SPSS Inc.), com nível de significância de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERO, ANA CAROLINA; SCAVASSIN, PRISCILA M.; POLICASTRO, VIVIAN B.; DE OLIVEIRA JUNIOR, NORBERTO M.; MENDOZA MARIN, DANNY OMAR; DIAS DA SILVA, MARCELA DANTAS; CASSIANO, ANA FLAVIA B.; SANTANA, THAIS DE SOUSA; COMPAGNONI, MARCO ANTONIO. Masticatory function in complete denture wearers varying degree of mandibular bone resorption and occlusion concept: canine-guided occlusion versus bilateral balanced occlusion in a cross-over trial. JOURNAL OF PROSTHODONTIC RESEARCH, v. 63, n. 4, p. 421-427, . (15/10663-2, 15/09873-2)