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O papel da prosódia e os usos da vírgula em textos do início do EF II

Processo: 15/15289-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Luciani Ester Tenani
Beneficiário:Tainan Garcia Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fonologia   Linguística textual   Escrita (linguística)   Percepção da fala   Ortografia   Ensino fundamental   Língua portuguesa   Prosódia   Pesquisa aplicada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:entoação | Fonologia | Pausa | pontuação | Português brasileiro | Fonologia da língua portuguesa

Resumo

Neste projeto, o objeto de investigação são os usos não-convencionais de vírgulas em textos de sexto e sétimos anos do Ensino Fundamental (EF). Esta pesquisa avança em relação a outros estudos sobre o tema por investigar textos do tipo narrativo de um mesmo conjunto de alunos do início do segundo ciclo do EF. O objetivo a ser alcançado é caracterizar os usos não-convencionais de vírgulas, quer quanto às estruturas sintáticas em que as vírgulas ocorrem, quer quanto às fronteiras prosódicas a que essas vírgulas possam estar associadas. A hipótese de pesquisa é que as vírgulas sejam expressão linguística de um processo simbólico de representação da relação entre fala e escrita.

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