Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologias de análise e avaliação de projetos de habitação de interesse social no Brasil: uma análise dos modelos contemporâneos.

Processo: 15/03676-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Leandro Silva Medrano
Beneficiário:Katrin Rappl
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Habitação social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:habitação de interesse social | método de análise | Método de avaliação | Habitação de interesse social

Resumo

Atualmente no Brasil é possível identificar programas que são responsáveis por grandes investimentos públicos no setor da construção, como o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e que por sua vez, possibilitam amplas mudanças no espaço urbano. A construção de moradias com o objetivo de diminuir o déficit habitacional no país é uma das metas destes programas. Entretanto, nota-se que a qualidade dos projetos e sua relação com a cidade são deixadas a um plano secundário, fato que agrava os problemas sociais e territoriais e gera preocupação do ponto de vista acadêmico. Sendo assim, faz-se urgente a busca por alternativas à falta de qualidade arquitetônica e urbana nos novos empreendimentos habitacionais, através de métodos de análise e avaliação que podem propiciar auxílio ao processo de projeto e melhora da qualidade de seus espaços urbanos. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo compreender a evolução histórica do processo de avaliação crítica dos projetos de HIS (Habitação de Interesse Social), principalmente a partir dos anos 1960, quando as alternativas ao Movimento Moderno difundem-se por todo o mundo. A hipótese colocada por essa pesquisa é de que, atualmente, os instrumentos existentes para avaliar os projetos de HIS no Brasil são insuficientes para sua aplicação na escala exigida pelos grandes programas nacionais, como o PMCMV. Nesse sentido, a pesquisa justifica-se pela necessidade, em cenário nacional, do estabelecimento de diretrizes metodológicas na relação entre arquitetura e cidade, fundamentais para o aprimoramento da qualidade dos projetos e para que o desejado avanço no campo habitacional seja igualmente percebido em nossas cidades.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAPPL, Katrin. Avaliações ex ante e a qualidade do habitar no Brasil do século 21: uma possibilidade crí­tica. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.