Busca avançada
Ano de início
Entree

Vitrificação de embriões de Astyanax altiparanae (Garutti & Britski, 2000)

Processo: 15/21557-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Alexandre Ninhaus Silveira
Beneficiário:Geovanna Carla Zacheo Coelho
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/10115-5 - Vitrificação de embriões de Astyanax altiparanae (Garutti & Britski, 2000), AP.R
Assunto(s):Piscicultura   Peixes   Lambari   Ácidos graxos   Criopreservação   Vitrificação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ácido graxo | Criopreservação | Lambari | Peixe | permeabilidade de membrana | Piscicultura

Resumo

O desenvolvimento de técnicas de criopreservação de gametas e embriões de peixes é de grande valia para a formação de bancos genéticos, servindo como base para estudos de repovoamento, produção intensiva de organismos, programas de seleção genética e auxílio a preservação de espécies em risco de extinção. As metodologias atuais de criopreservação de embriões de peixes neotropicais, ainda são pouco efetivas, pois esbarram em problemas ligados a sensibilidade ao frio, aos crioprotetores e a baixa permeabilidade das membranas, podendo levar a perda de integridade funcional e estrutural dos embriões, após a aplicação dos processos de resfriamento, congelamento e descongelamento. Um dos principais componentes da membrana plasmática, os ácidos graxos, tem atuação fundamental tanto no processo de gametogênese, como na formação estrutural dos embriões e são fundamentais no controle da permeabilidade das membranas celulares. Deste modo, o fornecimento de dietas com altos teores de ácidos graxos altamente insaturados (HUFA) aos reprodutores, pode propiciar uma alteração na composição da membrana plasmática dos gametas e das células dos embriões, podendo viabilizar uma alteração na permeabilidade dos espermatozoides e dos tecidos embrionários. Desta forma, contextualizando o problema metodológico dos processos de criopreservação de embriões de teleósteos e a importância dos ácidos graxos como componentes mutáveis e que podem auxiliar no sucesso destes processos, este projeto tem por objetivos a incorporação de ácidos graxos nas membranas dos embriões através de incorporação de óleo com altas concentrações de HUFA na alimentação dos parentais, visando o aumento da permeabilidade desta aos crioprotetores e possível aumento da resistência aos protocolos para criopreservação e, o desenvolvimento de um processo de vitrificação de embriões de Astyanax altiparanae, espécie de peixe importante no cenário de aquicultura Brasileira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COELHO, GEOVANNA CARLA ZACHEO; DA SILVA COSTA, RAPHAEL; PORTO-FORESTI, FABIO; VERISSIMO-SILVEIRA, ROSICLEIRE; NINHAUS-SILVEIRA, ALEXANDRE. Comparative post-hatching ontogeny of Pseudoplatystoma reticulatum (Eigenmann & Eigenmann 1889) and Leiarius marmoratus (Gill, 1870) and their hybrid. Journal of Applied Ichthyology, v. 37, n. 3, . (15/10115-5, 15/21557-9)