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Avaliação da interatividade de palestras de química ministradas no Museu da Ciência Professor Mário Tolentino

Processo: 15/21722-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Kasseboehmer
Beneficiário:Rosana de Fátima Martinhão
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Museus de ciências naturais   Ensino de química   Divulgação científica   Interatividade   Entrevista   Inquéritos e questionários   Análise estatística de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Divulgação Científica | Ensino De Química | Museu de Ciências | palestras interativas | popularização da química | relação universidade e população | Educação Química

Resumo

Procurando contribuir para a divulgação da Química e da Universidade, está sendo desenvolvido o Projeto de Auxílio Regular FAPESP n. 2014/02522-7 no Laboratório de Investigações em Ensino de Ciências Naturais (LINECIN). Foram desenvolvidas palestras interativas em parceria com seis pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos com os objetivos de despertar o interesse dos estudantes pela Ciência e, mais especificamente, pela Química e contribuir para que a Comunidade Química aproxime-se mais da sociedade, divulgando a proposta de suas pesquisas e resultados em parceria com os museus de ciência para que possam ser conhecidas e debatidas de uma forma ética e transparente. Considerando que a interatividade é um desafio a ser atingido em atividades de divulgação científica, especialmente em museus e centros de ciências, o objetivo deste projeto é avaliar a interatividade das palestras interativas de Química, a serem apresentadas aos visitantes do Museu da Ciência "Professor Mário Tolentino" com base em Perry (1992). A interatividade das palestras de Química será avaliada pela combinação de estratégias qualitativas e quantitativas, a partir do emprego da triangulação dos métodos questionário, entrevista semi-estruturada e diário de campo com análise estatística dos dados quantitativos.

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