Busca avançada
Ano de início
Entree

A relação entre a formação de professores e a avaliação das aprendizagens: compreensões das práticas de ensino e aprendizagem

Processo: 15/00327-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Sérgio Fabiano Annibal
Beneficiário:Luiz Felipe Garcia de Senna
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da aprendizagem   Formação de professores   Ensino superior
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação | Ensino Superior | Formação de Professores | Formação de Professores e a Avaliação.

Resumo

Este projeto de Iniciação Cientifica (IC) integra uma pesquisa mais ampla: "Mapeamento da avaliação das aprendizagens no ensino superior", já financiada pela FAPESP (Proc. 2012/18230-3), e pretende acompanhar e analisar o desenvolvimento das práticas avaliativas nas salas de aula dos cursos de Ciências Biológicas, História e Letras UNESP de Assis, podendo, então, contribuir na maior compreensão do desenvolvimento das práticas avaliativas de ensino e aprendizagem no cotidiano destes cursos. Sendo assim, o objetivo geral desta IC é compreender o que vem sendo produzido em sala de aula sobre Formação de Professores e Avaliação das Aprendizagens. A pesquisa ocorrerá por meio de protocolos de observação, que se atêm ao desenvolvimento das dimensões de ensino, aprendizagem e avaliação no cotidiano das relações didáticas dos três cursos de licenciatura da UNESP de Assis. Para tanto, o método utilizado será o de observação e registro do que foi constatado, aprofundando-se em cada uma das dimensões, no sentido de ampliar o entendimento sobre a relação existente entre práticas avaliativas e processos de ensino e aprendizagem, além de proceder às análises, de acordo com os autores que discutem a formação de professores e a avaliação das aprendizagens. Como resultado, busca-se contribuir na discussão sobre a formação de professores e sua relação com a avaliação das aprendizagens, acrescentar e ampliar novas possibilidades de análise e compreensão dos dados levantados, bem como contribuir para formação do aluno de graduação (licenciatura). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)