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Mapeamento dos atendimentos clínicos realizados pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo Comportamental (LaPICC-USP)

Processo: 15/20601-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Carmem Beatriz Neufeld
Beneficiário:Suzana Peron
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia preventiva   Terapia cognitivo-comportamental   Terapia analítico-comportamental   Terapeutas   Serviços de atendimento   Avaliação clínica   Mapeamento   Registros médicos   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atendimento Psicológico | Caracterização de clientela | Clínica-escola de psicologia | terapia analítico-comportamental | Terapia cognitivo-comportamental | Terapia Cognitivo-Comportamental

Resumo

As clínicas escolas de psicologia têm seu início com a Lei nº 4.119, de agosto de 1962, a qual dispôs que, a partir daquele momento, os cursos de formação em Psicologia deveriam estabelecer, de forma gratuita ou remunerada, serviços que prestassem atendimentos voltados ao público, sob a premissa de que as vertentes de ensino pesquisa e extensão passassem a atuar de forma unificada. E com fundamento semelhante, o Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Universidade de São Paulo (LaPICC-USP) foi fundado em 2009, pela Prof. Dra. Carmem Beatriz Neufeld na tentativa de integração entre pesquisa, formação de terapeutas e supervisores, e a oferta de um serviço de qualidade para a população. Por sua vez, este projeto possui como objetivo realizar o mapeamento dos atendimentos e caracterização dos pacientes atendidos pelos estágios oferecidos pelo LaPICC-USP, através de um estudo descritivo documental. Para que este objetivo possa ter alcançado, será feito o levantamento dos prontuários dos pacientes que foram atendidos entre os anos de 2009 e 2015, visando analisar as informações disponíveis a respeito da entrevista inicial (realizada durante a triagem) e outros dados presentes nos prontuários de atendimento (como demanda para o atendimento, expectativas para a terapia, presença de diagnóstico, duração do atendimento e encaminhamento). Posteriormente, os resultados obtidos serão analisados a partir de estatística descritiva.

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