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Intervenção em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

Processo: 07/07989-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2008 - 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Orlando Francisco Amodeo Bueno
Beneficiário:Orlando Francisco Amodeo Bueno
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropsicologia  Memória operacional  Reabilitação cognitiva 

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDA/H) é um problema de saúde mental bastante freqüente em crianças, adolescentes e adultos em todo o mundo. O TDA/H é um transtorno complexo onde fatores neurobiológicos e ambientais se influenciam mutuamente, tanto no desenvolvimento quanto na manutenção de sintomas. O objetivo do presente estudo é de implantação de um programa de intervenção em crianças diagnosticadas com TDA/H, dando continuidade ao atendimento diagnóstico já realizado em ambulatório nessa instituição, com o intuito de investigar a eficácia de atividades de reabilitação neuropsicológica (incluindo terapia cognitivo-comportamental, treino cognitivo e intervenção familiar), aliado a intervenção medicamentosa. E ainda, adaptar e desenvolver instrumentos com a finalidade de treino de atenção e memória operacional.No subprojeto 1 analisaremos os efeitos de tratamentos isolados (utilização de medicação) e de tratamentos combinados (utilização de medicação aliada à reabilitação cognitiva, terapia cognitivo-comportamental e intervenção familiar) nos sintomas cognitivos e comportamentais de crianças com TDA/H, e ainda promovendo maior integração entre programas de saúde e de educação através de ciclos de palestras. Estudaremos prospectivamente, durante 6 meses, grupos de pacientes submetidos ao tratamento medicamentoso com metilfenidato e reabilitação neuropsicológica e comparar os resultados antes e depois da intervenção. O subprojeto 2 tem como objetivo a adaptação do Programa Attention Process Training/Pay Attention e desenvolvimento de um programa computadorizado para treino de memória operacional, baseado nos estudos de Klingberg et al. (2002). O presente projeto poderá auxiliar na aquisição de novos conhecimentos sobre técnicas e instrumentos de reabilitação de crianças com TDA/H, ainda escassos em nosso meio. (AU)

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