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Reflexão sobre o conceito de contato segundo Jerzy Grotowski

Processo: 15/22033-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Matteo Bonfitto Júnior
Beneficiário:Dante Arruda Paccola
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Teatro laboratório   Representação (artes)   Estética do teatro   Produção teatral   Teoria da arte   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ação como reação | contato | Jerzy Grotowski | Principe Constante | Teatro Laboratório | Interpretação Teatral

Resumo

No que compete à busca do ator pelo domínio e maestria de seus recursos expressivos, a noção do estar em contato - reagindo as circunstancias e peculiaridades de seu entorno durante a cena - assumiu relevante destaque ao longo da história, por meio de práticas e discussões que compreenderam tal característica como elemento significativo no desempenho do ator. Contudo, dentro da perspectiva do diretor Jerzy Grotowski, uma assimilação errônea de tal aspecto manifestava-se com frequência na cena teatral, na medida em que muitos atores vinculavam a riqueza e complexidade de seus aparatos psicofísicos com uma espécie de narcisismo, enaltecendo o elemento pessoal como único recurso e finalidade para seu trabalho. Foi na identificação e exposição dessa questão, que em 1966, Grotowski, readequou ao seu léxico, discurso e procedimentos de trabalho um princípio abrangente por ele sintetizado como 'contato'. Mais do que uma noção de cunho abstrato, o contato propunha ao exercício da atuação a necessidade concreta de estar em constante relação com um parceiro, seja ele real ou evocado por sua imaginação. O intento do presente projeto, portanto, compreende uma investigação teórica sobre tal conceito, assumindo em seu recorte o período em que esse foi mais explorado por Grotowski (1965-1969). Pretende-se, assim, também promover um estudo de caso sobre a relevância desse aspecto no exercício atoral.

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