Busca avançada
Ano de início
Entree

Ácido gálico e seus ésteres como agentes anti -Helicobacter pylori e sequestradores de oxidantes produzidos por neutrófilos

Processo: 15/21693-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Valdecir Farias Ximenes
Beneficiário:Vanessa Gonçalves Wolf
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Helicobacter pylori   Ácido gálico   Neutrófilos

Resumo

O Helicobacter pylori é um dos principais causadores de gastrite crônica e úlcera péptica, aumentando a probabilidade do aparecimento do câncer de estômago, caso a infecção não seja tratada. Embora o mecanismo envolvido na inflamação gástrica por esta bactéria não esteja completamente elucidado, sabe-se do importante papel das espécies reativas de oxigênio (EROs) produzidas por polimorfonucleares neutrófilos (PMNs), que são atraídos e ativados pelo agente da infecção, sem que, entretanto, consigam debelar a mesma, mas que contribuem fortemente para a lesão tecidual e o processo inflamatório crônico. Diante deste contexto, moléculas com propriedades antioxidantes têm sido estudadas como adjuvantes no tratamento desta doença, com redução do nível de dano oxidativo. Dentre os antioxidantes estudados, tem se destacado o ácido gálico e seus ésteres, que além das propriedades antioxidantes, apresenta importante atividade antimicrobiana, o que também é de extrema importância para debelar a infecção pelo H. pylori. Assim sendo, este estudo avaliará a ação antioxidante do ácido gálico e seus ésteres semissintéticos sobre as EROs produzidas no "burst" oxidativo em PMNs isolados de sangue humano, através do teste quimiluminescente dependente de luminol e de lucigenina, bem como a inibição da produção do ácido hipocloroso será determinada a partir da reação do mesmo com taurina, produzindo taurina cloramina. Também será avaliada a viabilidade dos neutrófilos após tratamento com as moléculas selecionadas, bem como será verificado o efeito citoprotetor das mesmas sobre neutrófilos ativados por PMA. Por fim, será analisada a atividade anti- Helicobacter pylori do ácido gálico e seus derivados, através da técnica de microdiluição em caldo e determinação da concentração inibitória mínima.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERTOZO, LUIZA DE CARVALHO; ZERAIK, MARIA LUIZA; XIMENES, VALDECIR FARIAS. Dansylglycine, a fluorescent probe for specific determination of halogenating activity of myeloperoxidase and eosinophil peroxidase. Analytical Biochemistry, v. 532, p. 29-37, SEP 1 2017. Citações Web of Science: 2.
WOLF, VANESSA GONCALVES; BONACORSI, CIBELE; GONCALVES RADDI, MARIA STELLA; DA FONSECA, LUIZ MARCOS; XIMENES, VALDECIR FARIAS. Octyl gallate, a food additive with potential beneficial properties to treat Helicobacter pylori infection. FOOD & FUNCTION, v. 8, n. 7, p. 2500-2511, JUL 1 2017. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
WOLF, Vanessa Gonçalves. Ácido gálico e seus ésteres como agentes anti - Helicobacter pylori e sequestradores de oxidantes produzidos por neutrófilos. 2017. 106 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Farmacêuticas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.