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A angústia no filme melancolia de Lars von Trier: contribuições da psicopatologia fundamental

Processo: 15/23493-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Érico Bruno Viana Campos
Beneficiário:Renan Siqueira Rossini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Psicopatologia   Psicanálise   Angústia   Melancolia   Crítica cinematográfica   Fatores psicanalíticos da personalidade   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:angústia | Lars Von Trier | melancolia | Psicanálise Aplicada | Psicopatologia fundamental | Psicopatologia Fundamental

Resumo

O presente projeto tem como objetivo construir categorias de análise do conceito de angústia, por meio do referencial teórico da psicopatologia fundamental, circunscrevendo-se à análise do filme Melancolia, do diretor Lars von Trier. Parte-se do pressuposto de que o ser humano é fundado por um páthos, acometido por uma angústia originária que o estrutura. Resgatando a condição ontológica do sujeito, a negatividade da qual o ser se constitui é realocada de uma condição psicopatológica que imperou no galgar da modernidade para uma condição estruturante do ser. Nessa perspectiva, o ser humano é uma figura pática, acometida por um excesso que pode ser entendido como angústia, e cujo pático é o fundamento do psiquismo. Na tentativa de ilustrar as expressões da angústia, o filme Melancolia ocupa posição de destaque, uma vez que ilustra como três personagens lidam diferentemente com ela: Justine e Claire, cujos nomes entitulam as duas partes centrais do filme e representam o nome da irmã mais nova e mais velha, respectivamente; e John, marido de Claire. Considerando que o método de pesquisa do campo da psicopatologia fundamental se constitui através do método psicanalítico, a pesquisa será realizada por meio de um ensaio de psicanálise aplicada. Para tal, três eixos serão norteadores, sendo eles: a) fundamentação geral da concepção de angústia no campo teórico circunscrito; b) fundamentação geral sobre a obra do cineasta e estudo específico sobre as interpretações e análises do filme Melancolia; e c) análise propriamente dita do filme Melancolia por meio da metodologia de psicanálise aplicada e com o auxílio das categorias conceituais construídas nos eixos anteriores.

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