Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do papel de genes que codificam ACC sintase no desenvolvimento da cana-de-açúcar

Processo: 15/23789-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Marcelo Menossi Teixeira
Beneficiário:Lucia Mattiello
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/15576-5 - Abordagens moleculares para estudar a relação entre etileno e maturação em cana-de-açúcar, AP.BIOEN.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):17/09817-0 - Edição do genoma de cana-de-açúcar utilizando CRISPR/Cas9 para mutagênese específica da biossíntese de etileno, BE.EP.PD
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Desenvolvimento   Maturação   Biotecnologia

Resumo

O controle da maturação da cana-de-açúcar é um processo cuja compreensão é um desafio científico interessante. É sabido que o hormônio etileno é um componente chave na maturação de diversas espécies de plantas, mas pouco é conhecido sobre o seu papel na cana-de-açúcar, que possui características únicas na acumulação de sacarose. A nossa hipótese de trabalho é que o etileno é um hormônio chave para diversas etapas do desenvolvimento da cana-de-açúcar, a exemplo de outras espécies. Para tanto, esse projeto tem como meta o silenciamento dos genes que codificam a enzima 1-aminociclopropano-1-ácido carboxílico sintase (ACS) via interferência RNA empregando plantas transgênicas de cana-de-açúcar e avaliar o status fisiológico e biométrico dessas plantas em comparação com plantas selvagens. Para atingir esses objetivos propomos (a) produção do cassete de silenciamento baseado em harpin; (b) transformação genética de plantas de cana-de-açúcar; (c) avaliação do status biométrico através da quantificação de folhas verdes, folhas secas, número de perfilhos, crescimento de internós e diâmetro de internós; (d) avaliação do status fisiológico através da quantificação da atividade fotossintética, conteúdo de clorofila, discriminação isotópica de carbono, quantificação de açúcar e etileno. A compreensão das implicações de níveis reduzidos da enzima ACS no desenvolvimento da cana-de-açúcar permitirá determinar o papel do etileno na acumulação de açúcar bem como em diversos outros processos, como por exemplo, produção de biomassa e a resposta a estresses.

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, IVONE DE BEM; NUNES, RHEWTER; MATTIELLO, LUCIA; BARROS-RIBEIRO, STELA; DE SOUZA, ISABELA PAVANELLI; GUEDES COELHO, ALEXANDRE SIQUEIRA; COLLEVATTI, ROSANE GARCIA. Research and partnership in studies of sugarcane using molecular markers: a scientometric approach. SCIENTOMETRICS, v. 119, n. 1, p. 335-355, APR 2019. Citações Web of Science: 0.
GIOVANNA V. GUIDELLI; LUCIA MATTIELLO; RAFAEL H. GALLINARI; PAULO CEZAR DE LUCCA; MARCELO MENOSSI. pGVG: a new Gateway-compatible vector for transformation of sugarcane and other monocot crops. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 41, n. 2, p. -, Jun. 2018.
GUIDELLI, V, GIOVANNA; MATTIELLO, LUCIA; GALLINARI, RAFAEL H.; DE LUCCA, PAULO CEZAR; MENOSSI, MARCELO. pGVG: a new Gateway-compatible vector for transformation of sugarcane and other monocot crops. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 41, n. 2, p. 450-454, APR-JUN 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.