Busca avançada
Ano de início
Entree

Ferramenta de criação de objetos virtuais interativos multiplataformas para aplicação em método inovador de ensino na educação formal

Processo: 16/05098-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Luiz Edmundo Lopes Mizutani
Beneficiário:Marcos Antonio Botelho
Vinculado ao auxílio:14/50573-0 - Ferramenta de criação de objetos virtuais interativos multiplataformas para aplicação em método inovador de ensino na educação formal, AP.PIPE
Assunto(s):Material didático   Aplicação web   Plataforma (computação)   Plataformas de ensino e aprendizagem   Desenvolvimento de software   Design de interação   Interação usuário-computador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Design interativo | Ergonomia Cognitiva | Interação Humano-Computador | material didático | Métodos Pedagógicos | Objetos Virtuais Interativos | Ensino Online

Resumo

O bolsista alocado a esta proposta irá desenhar a estrutura de um curso na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral para Funções de uma Variável Real com o uso de objetos virtuais interativos de aprendizagem. Ele irá desenhar os objetos virtuais interativos que farão parte dos módulos do curso. Ele irá estudar metodologias de ensino inovadoras e corrigir e aprimorar aplicativos em sua parte visual e de Usabilidade, com o objetivo de garantir o uso ideal destes por educadores e alunos. Ele irá fazer a especificação técnica dos requisitos. Ele irá elaborar o plano pedagógico para utilização em curso-piloto (que será utilizado para definir a estrutura da ferramenta no sentido de determinar a forma como devem ser combinadas suas partes, avaliar pedagogicamente a efetividade da ferramenta e já servir como conteúdo para comercialização), com planos de aulas e preparação de materiais digitais a serem construídos usando a ferramenta. Ele irá elaborar o fluxo de experiência do usuário. Ele irá elaborar os protótipos de interface ("wireframes"). Ele irá executar o piloto com mensuração dos resultados em salas de aulas. Ele irá fazer o levantamento e tratamento de métricas de uso, com a finalidade de incrementar a ferramenta. Ele irá colaborar na confecção dos artigos científicos e relatórios de projeto a serem elaborados em co-autoria com o pesquisador principal. Ao final do projeto, ele será o principal responsável por coletar as métricas de sucesso do projeto, por ter grande experiência com pesquisas acadêmicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)