Bolsa 16/01380-0 - Lagartas, Animais herbívoros - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Composição e abundância de larvas de lepidópteros associadas a Piper spp. (Piperales: Piperaceae) na Mata de Santa Genebra, SP

Processo: 16/01380-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Acordo de Cooperação: NSF - Dimensions of Biodiversity e BIOTA
Pesquisador responsável:André Victor Lucci Freitas
Beneficiário:Leandro Giacobelli Cosmo
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50316-7 - Dimensões US-BIOTA São Paulo: diversidade de interações multi-tróficas quimicamente mediadas em gradientes nos trópicos, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Lagartas   Animais herbívoros   Lepidoptera   Piper
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:herbivoria | lagartas | Lepidoptera | Piper | Interações Inseto-Planta

Resumo

Insetos herbívoros e suas plantas hospedeiras correspondem, juntos, a mais da metade de toda a riqueza de espécies conhecida. As interações entre estes é complexa e fundamental na manutenção de diversos processos ecológicos e evolutivos em comunidades naturais. Entre os insetos que apresentam hábito fitófago, os estágios imaturos de Lepidopteros (lagartas) são frequentes e, muitas vezes dominantes, em comunidades de insetos herbívoros. No entanto, a falta de dados empíricos, especialmente no que se refere à estrutura de comunidades de insetos herbívoros, tem impossibilitado a compreensão e o estabelecimento de padrões gerais de especificidade e riqueza. Assim, este projeto apresenta como principais objetivos verificar a composição e abundância de lagartas, e caracterizar quantitativamente a herbivoria, em duas espécies do gênero Piper (Piperales: Piperaceae), o qual é considerado como um modelo para estudos fitoquímicos, ecológicos e evolutivos. O trabalho será desenvolvido na "ARIE Mata de Santa Genebra" (Campinas, SP). Serão amostrados, arbitrariamente, 30 indivíduos de P. amalago e 30 indivíduos de P sp. 2. Destes, 15 para cada espécie serão utilizados para a coleta de dados de composição e abundância de larvas de Lepidoptera, e 15 serão utilizados para a quantificação da herbivoria foliar através de estimativas visuais. De modo geral e com base em outros estudos similares, espera-se como resultado a ocorrência de uma ou poucas espécies dominantes de lagartas, as quais correspondem a mais de 30% do total de indivíduos inventariados, e são encontradas durante a maior parte do ano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSMO, LEANDRO G.; NASCIMENTO, ANDRE R.; COGNI, RODRIGO; FREITAS, ANDRE V. L.. Temporal distribution in a tri-trophic system associated with Piper amalago L. in a tropical seasonal forest. ARTHROPOD-PLANT INTERACTIONS, v. 13, n. 4, p. 647-652, . (11/50225-3, 13/25991-0, 14/50316-7, 16/01380-0)