Busca avançada
Ano de início
Entree

A possibilidade do vácuo no espaço e tempo em Leibniz

Processo: 16/00433-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Fátima Regina Rodrigues Évora
Beneficiário:Eveline de Lourdes Ferreira Diniz
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Vácuo   Análise espaço-temporal   Tempo (filosofia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:espaço | Leibniz | tempo | vácuo | História da Filosofia da Física

Resumo

Na Correspondência com Clarke, o velho Leibniz, diferentemente do jovem, não admite o vácuo em sua filosofia. Esta negação ocorre mediante os Princípios da Razão Suficiente e da Identidade dos Indiscerníveis, os quais também são usados para contestar o espaço e tempo absolutos de Isaac Newton. Na Correspondência, afinal, Clarke, que é partidário de Newton, afirma que espaço e tempo possuem existência per se, independente dos corpos do mundo. Para Leibniz, contrariamente, espaço e tempo existem como relações entre estes corpos, e não possuem o estatuto ontológico absoluto advogado por Clarke. Esta defesa sobre o espaço e tempo relacionais, contudo, tomada por si só, à parte dos Princípios supracitados, não nos permite inferir diretamente qual posição Leibniz toma a respeito do vácuo, se lhe é ou não possível. De modo que tal possibilidade, neste âmbito, para além dos Princípios da Razão Suficiente e da Identidade dos Indiscerníveis, referir-se-á ao modo como espaço e tempo comportam-se em sua estrutura ontológica, a qual, Leibniz afirma, é ideal, ou mental, mas capaz de ser considerada no âmbito do real. Para nosso propósito, o qual é analisar a possibilidade do vácuo no espaço e tempo, em Leibniz, cabe analisar seus argumentos a este respeito, no histórico de sua filosofia, de modo que a compreensão do espaço e tempo servir-nos-á como chave de leitura, nesta proposta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DINIZ, Eveline de Lourdes Ferreira. A possibilidade do vácuo no espaço e tempo em Leibniz. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.