Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do plasma rico em fibrina associado ou não a enxerto ósseo xenógeno na regeneração óssea de defeitos de tamanho crítico em calvária de ratas ovariectomizada: estudo histomorfométrico, microtomográfico e imunohistoquímico

Processo: 16/04189-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Michel Reis Messora
Beneficiário:Ana Carolina Basso Engler Pinto
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Periodontia   Enxerto ósseo   Transplante ósseo   Fibrina   Regeneração óssea   Osteoporose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enxerto ósseo | fibrina | osteoporose | regeneração óssea | Periodontia

Resumo

O propósito deste estudo será avaliar a influência do Plasma Rico em Fibrina (PRF) associado ou não a um enxerto ósseo xenógeno na regeneração óssea de defeitos de tamanho crítico (DTC) criados cirurgicamente em calvárias de ratas ovariectomizadas. 32 ratas serão divididas em 4 grupos: C, PRF, XENO e PRF-XENO. Os animais serão submetidos a um procedimento de ovariectomia bilateral no início do estudo. Após 3 meses, um DTC de 5 mm de diâmetro será criado na calvária de cada animal. No Grupo C, o defeito será preenchido somente com coágulo sanguíneo. No Grupo PRF, o defeito será preenchido com PRF. No Grupo XENO, o defeito será preenchido com um enxerto ósseo xenógeno. No Grupo PRF-XENO, o defeito será preenchido com um enxerto ósseo xenógeno associado ao PRF. Todos os animais serão submetidos à eutanásia em 4 semanas pós-operatórias. Para análise do processo de cicatrização óssea nos DTC criados, serão avaliados: i) densidade óssea mineral e microarquitetura óssea por meio de análises microtomográficas; ii) quantidade de osso neoformado e perfil histopatológica do tecido ósseo por meio de análises histomorfométricas; iii) expressão de Fator de crescimento endotelial vascular, Antígeno nuclear de proliferação celular, Fator de transcrição relacionado a Runx-2, Osteocalcina, Osteopontina e Proteína Morfogenética Óssea-2 por meio de análises imunohistoquímicas. As diferenças intergrupos serão avaliadas por meio de testes estatísticos paramétricos ou não paramétricos adequados, considerando-se o nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ENGLER-PINTO, ANA; SIESSERE, SELMA; CALEFI, ANA; OLIVEIRA, LUIZ; ERVOLINO, EDILSON; DE SOUZA, SERGIO; FURLANETO, FLAVIA; MESSORA, MICHEL REIS. Effects of leukocyte- and platelet-rich fibrin associated or not with bovine bone graft on the healing of bone defects in rats with osteoporosis induced by ovariectomy. Clinical Oral Implants Research, v. 30, n. 10, . (16/04189-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINTO, Ana Carolina Basso Engler. Efeitos da fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L-PRF) associada ou não a enxerto ósseo bovino na cicatrização de defeitos ósseos em ratas com osteoporose induzida por ovariectomia. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.