Busca avançada
Ano de início
Entree

Cartografias das paixões escolares: em busca do Eros perdido

Processo: 16/03424-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 03 de outubro de 2016
Data de Término da vigência: 02 de outubro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Beneficiário:Laisa Blancy de Oliveira Guarienti
Supervisor: Paolo Mottana
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Università degli Studi di Milano-Bicocca, Itália  
Vinculado à bolsa:14/07477-0 - Cartografias das variações escolares e multiplicidades no pensamento, BP.DR
Assunto(s):Escolas   Eros
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagens inventivas | Cartografias | contra-educação | Eros | escola | aprendizagem inventiva

Resumo

Este projeto pretende se conduzir em busca do Eros perdido, figura mítica e esquecida que Paolo Mottana traz para o campo da educação aliado ao conceito de contra-educação. É Eros e o conceito de contra-educação que pretendemos investigar durante o ano de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE). Assim, o projeto tem como problemática central a seguinte questão: como a figura de Eros e o conceito de contra-educação podem operar junto com o conceito de aprendizagem inventiva e assim potencializar as questões que dizem respeito ao aprender com paixão em alunos de ensino fundamental? Propomos, nesse sentido, quatro objetivos para a presente investigação: 1º) pesquisar nas obras do referido autor as incidências da figura de Eros e do conceito de contra-educação; 2º) abrir um campo problemático para que a figura de Eros e o conceito de contra-educação operem juntos com o das aprendizagens inventivas; 3º) ampliar a pesquisa sobre o conceito de contra-educação vinculando-o a outros conceitos estudados pelo autor e que se conectem ao objeto do presente estudo (desejo, erótica, antipedagogia, paixão.); 4º) realizar uma cartografia das paixões escolares e assim recuperar e reafirmar com potência pedagógica a figura de Eros no campo educacional. Cada um desses objetivos será tratado em um momento específico da pesquisa. A metodologia aqui adotada pretende realizar uma cartografia dos conceitos de Mottana operando para que a busca do Eros perdido e o conceito de contra-educação sejam potencializados nas construções de aprendizagens inventivas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)