Busca avançada
Ano de início
Entree

Delimitação dos serviços e funções ecossistêmicas da Baía do Araçá

Processo: 16/09566-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Alexander Turra
Beneficiário:Marina Ribeiro Corrêa
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/50317-5 - Biodiversidade e funcionamento de um ecossistema costeiro subtropical: subsídios para gestão integrada, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Ecossistemas   Hidrodinâmica   Manguezais   Ecologia de ecossistemas   Ecologia de interações   Economia ecológica   Conectividade (ecologia)

Resumo

A Baía do Araçá, situada em São Sebastião/SP, possui ecossistemas representativos da região sudeste da costa brasileira em termos de costões rochosos, manguezais e praias arenosas. Sabemos que estes ambientes têm influência econômica regional e são responsáveis pelo fornecimento de diversos serviços ecossistêmicos, definidos como as funções providas pelo meio e que têm potencial de beneficiar populações humanas de maneira direta ou indireta. Dentre eles, os que identificam, dentro da estrutura de pensamento do Millenium Ecosystem Assesment, os serviços e as funções que os ecossistemas provêm são notadamente importantes para compreender a relação entre estes aspectos e o bem-estar humano local e regional. Porém, alguns serviços ecossistêmicos, como por exemplo, a conectividade entre manguezais, são pouco avaliados historicamente, de maneira que é necessária a realização de estudos sistematizados. Assim, este projeto possui as seguintes perguntas norteadoras: Quais são os serviços e funções ecossistêmicas da Baía do Araçá? Quais os principais fatores da relação entre os sistemas ecológicos e econômicos nesta região? Com o objetivo de respondê-las serão analisados dados de produtividade primária, da hidrodinâmica local, da qualidade da água, das interações tróficas e, por meio de questionários semiestruturados, será investigada a percepção das comunidades tradicionais acerca da conectividade entre o manguezal da Baía do Araçá e outros manguezais. Este projeto pretende dar subsídios para o estabelecimento da relação entre função, serviço ecossistêmico e valor econômico. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.