Busca avançada
Ano de início
Entree

Exploração de estados ligados no contínuo em grafeno com abordagens de NRG e DFT

Processo: 15/26655-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Luiz Nunes de Oliveira
Beneficiário:Luiz Henrique Bugatti Guessi
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/10582-0 - Fenômenos de não equilíbrio no problema Kondo de dois canais, BE.EP.DR
Assunto(s):Estados eletrônicos   Grafenos   Teoria do funcional da densidade   Transição de fase quântica

Resumo

Esta proposta objetiva estudar sistemas de dois átomos adsorvidos em superfícies de grafeno na busca por estados ligados no contínuo (BICs). Em dois trabalhos preliminares dentro de seu programa de Mestrado, o estudante estudou modelos para esses sistemas e conseguiu mostrar que (i) estados ligados no contínuo aparecem em medidas de microscopia eletrônica de tunelamento (STM) quando cada átomo se encontra num dos semi-espaços em que a folha de grafeno divide o espaço, e os dois se posicionam diretamente acima e abaixo do centro de um dos hexágonos formados pelos átomos de carbono e (ii) uma transição de fase quântica ocorre quando os dois átomos se situam diretamente acima e abaixo de um dos átomos de carbono. Nós efetuaremos cálculos de Teoria do Funcional da Densidade para determinar a geometria e a estrutura eletrônica da adsorção em um cálculo de primeiros princípios e extrairemos da estrutura os parâmetros que definirão o modelo que servirá de base para a etapa subsequente. Nesta, nós efetuaremos um cálculo de grupo de renormalização numérico para determinar a densidade espectral dos níveis que representarão os ad-átomos, a partir da qual é relativamente simples obter resultados essencialmente exatos para a corrente de STM. Espera-se que esse trabalho resulte em compreensão mais aprofundada da adsorção em grafeno, além de verificar (ou descartar) a presença de estados BIC nos sistemas em estudo (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUESSI, L. H.; DESSOTTI, F. A.; MARQUES, Y.; RICCO, L. S.; PEREIRA, G. M.; MENEGASSO, P.; DE SOUZA, M.; SERIDONIO, A. C. Encrypting Majorana fermion qubits as bound states in the continuum. Physical Review B, v. 96, n. 4 JUL 13 2017. Citações Web of Science: 10.
DESSOTTI, F. A.; RICCO, L. S.; MARQUES, Y.; GUESSI, L. H.; YOSHIDA, M.; FIGUEIRA, M. S.; DE SOUZA, M.; SODANO, PASQUALE; SERIDONIO, A. C. Unveiling Majorana quasiparticles by a quantum phase transition: Proposal of a current switch. Physical Review B, v. 94, n. 12 SEP 16 2016. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.