Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprendizagem Inventiva: um estudo sobre uma proposta para a formação de profissionais de saúde.

Processo: 16/01507-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Viviane Santalucia Maximino
Beneficiário:Viviane Santalucia Maximino
Pesquisador Anfitrião: Susan Kelly
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Goldsmiths, University of London, Inglaterra  
Assunto(s):Ensino superior   Métodos de ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem inventiva | Ensino em Saúde | Ensino Superior | metodologias de ensino | Práticas artísticas na formação em saúde | Práticas corporais na formação em saúde | Ensino em Saúde

Resumo

A educação profissional em saúde vem sendo questionada no Brasil em relação aos conteúdos que aborda, aos métodos utilizados e também em relação aos aspectos formativos, que geralmente são negligenciados. Não apenas no Brasil, vários autores têm apontado que a racionalidade técnica ocupou espaço de outros aspectos importantes neste processo. Além dela, uma intervenção efetiva nos processos de saúde e adoecimento deve ser completada com reflexão crítica sobre o contexto do sujeito da atenção, incluindo a rede de recursos, os fatores subjetivos de todos os envolvidos, questões ético-políticas, entre outros. A necessidade de formar prioritariamente para o sistema de saúde brasileiro coloca-nos desafios interessantes na medida em que somos forçados a ampliar as temáticas e a inventar novos métodos de ensino, visando este profissional adequado para um sistema público e de acesso universal. Utilizando os referenciais teóricos da Aprendizagem Inventiva desenvolvidos por Kastrup, esta pesquisa, que é parte de programa de pós-doutoramento, objetiva descrever e analisar propostas pedagógicas inovadoras que vem sendo utilizadas na Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, esperando contribuir para a sistematização e melhor compreensão destes processos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)